sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Jac Motors em camaçari


Três meses após ter anunciado que viria para o Brasil, a Jac Motors, com o governo do Estado da Bahia, assinou o contrato de parceria para a construção da fábrica da montadora chinesa, nesta quarta feira (16).
A fábrica, que deve ficar pronta em março de 2014, em Camaçari, a 50 quilômetros de Salvador, tem capacidade para a produção de cem mil unidades por ano, entre automóveis de passeio e caminhões. O investimento anunciado é de R$ 900 milhões dos quais 80% partirão do grupo SHC e 20% da montadora.
Na unidade baiana da Jac Motors serão montados dois modelos exclusivos: um hatch e um sedã que custarão abaixo de R$ 40.000 cada. No entanto, não haverá produção de motor popular do tipo 1.0.

Incentivos e geração de empregos

De acordo com o governador da Bahia, Jaques Wagner, o governo agilizou o processo para que a fábrica da Jac Motors se instalasse no Estado.
Além de adiantar a licença para a construção da fábrica, disse ele, o governo também vai contribuir com a redução dos custos para a implementação da montadora - embora não tenha especificado quais - ,com infraestrutura e qualificação de mão de obra contratada na região metropolitana de Salvador.

- Sempre nos esforçamos muito para trazer investimentos que possam gerar mais empregos para o Estado. A vinda da Jac Motors é importante porque será mais uma marca gerada na Bahia.

Mercado consumidor

Salvador é o maior mercado consumidor do norte nordeste e concentra empresas de 21 países, além de 40 empresas automotivas.
De acordo com Sergio Habib, responsável por levar a Jac Motors à Bahia, “as fábricas do projeto estavam sendo conversadas com o governo do Estado durante os últimos dois anos”.
Durante a entrevista coletiva, na tarde de hoje, em Camaçari, Habib ainda revelou que “a montadora vai contratar estilistas brasileiros para assinarem o projeto visual dos seus veículos”.

- O primeiro carro produzido em Camaçari está sendo desenhado em Turim, na Itália. Mas os próprios modelos serão todos produzidos aqui no Brasil, inclusive o design.
Segundo o executivo, a escolha do Estado não foi sem querer, já que no primeiro ano do governo Lula, em 2002, eram produzidos 1,5 milhão de veículos e, em 2010, após oito anos, esta produção saltou para 3,3 milhões de unidades produzidas.
Só em Salvador, de 2002 a 2010, o total de carros vendidos foi de 67%. De 2007 a 2011 esse percentual triplicou, disse Habib.

- Como o Nordeste tem uma renda baixa, ainda há muito para crescer, já que nossos carros serão baratos. Nos demais mercados e praças, como São Paulo, não há projeção de taxas expressivas de crescimento mais.

*O jornalista viajou a convite da Jac Motors

Fonte: http://noticias.r7.com/economia/noticias/jac-motors-assina-contrato-para-construcao-de-fabrica-na-bahia-20111116.html


2 comentários:

  1. NIEL SUE BLOG ESTA MUITO LEGAL. VC ESTÁ CONTRIBUINDO PARA A DEMOCRACIA DE CAMAÇARI. É ISSO AI. ESTOU QUERENDO VOTAR EM CV. JULIANO SACRAMENTO

    ResponderExcluir
  2. nome jaciara de jesus fiuza brasileira,solteira,nascida em 09\10\87 end:rua da linha n 431 barrio dos 46 camacari-ba contatos(71)8839-5600 (71)820079-88 meu objketivo: desempenhar atividades em que eu possa ampliar minhas habilidades e adquirir novos conhecimentos de forma a colaborar com o crescimento desta empresa com o meu desenvolvimentos profissional.ecolaridade ensino medio completro. cursos iformatica,nocoes de matematica,mecanico de manutencao de transmissao manual automotiva carga horaria 22oh\ senai camcari. experiencias profissionais producao,operadora de caixa . jaciara de jesus fiuza

    ResponderExcluir

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE O SEU BAIRRO E SOBRE AS POSTAGENS.